O que é o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)?
Principais dúvidas sobre : O Transtorno do Processamento Auditivo e Avaliação Audiologica Infantil na Cabine Acústica.
1- O que é um Transtorno do Processamento Auditivo?
Crianças e adolescentes com transtorno do processamento auditivo apresentam incapacidade ou diminuição da capacidade de atender, discriminar, reconhecer ou compreender informações auditivas. Crianças e adolescentes com transtorno do processamento auditivo podem se comportar como se parecessem desatentas, ou até como se tivessem algum tipo de perda auditiva, não percebendo ou interpretando alguns sons ou contextos auditivos específicos. Em geral, os pais, professores e amigos próximos costumam reclamar que a criança ou adolescente os está ignorando ou não prestando atenção.
2 -O que é uma avaliação do Processamento Auditivo?
É uma bateria de testes auditivos comportamentais, que se inicia a partir da avaliação audiologica básica (é realizada para garantir que não existe nenhuma perda auditiva ou alteração auditiva na condução do som) e continua com a avaliação das habilidades auditivas, também em cabine acústica.
Estar avaliação serve para diagnosticar e formular estratégias de intervenção para crianças e adolescentes com suspeita de distúrbios
do processamento auditivo. Os testes auditivos selecionados dependem da idade da criança ou adolescente, da queixa de referência, da confiabilidade e validade do teste e do processo auditivo específico avaliado por cada teste.
3 -Porque a Cabine é utilizada?
Para controlar a acústica do ambiente e isolar a avaliação ou o treino específico do Processamento Auditivo de uma habilidade auditiva, sem sons distratores, que poderiam implicar na estimulação de outras habilidades auditivas ao mesmo tempo. Mas durante a intervenção podem ser feitos também treinos auditivos fora da cabine. Sempre fazemos adaptações de acordo com a necessidade auditiva de cada cliente!
4- Qual a idade mínima para o teste?
Apesar de existirem testes avaliativos que são preditores de alterações do processamento auditivo a partir dos 3 anos de idade, os testes mais confiáveis, são aplicados à partir dos 7 anos de idade. Então em qualquer momento, você pode procurar um fonoaudiólogo e pedir por essas avaliações e melhor compreensão do seu caso.
5- Quanto tempo leva a avaliação?
Toda a avaliação do processamento auditivo leva aproximadamente três sessões, mas dependendo da idade, colaboração disposição e das necessidades do cliente, podem levar mais sessões. Após concluída a avaliação, será fornecido um relatório detalhado com os resultados, interpretação dos resultados e as recomendações clínicas.
6 -Existe desconforto na avaliação?
Não existe nenhum desconforto relacionado a dor, no entanto, a criança pode se sentir cansada ou com sono ao final da avaliação, o que pode ser facilmente resolvido com uma boa soneca ou noite de sono. Importante enfatizar que os testes podem demandar, então, uma boa noite de sono na noite anterior é altamente recomendada.
7 -Agendamento de Avaliação
Antes da avaliação propriamente dita, é fundamental a realização da anamnese com a terapeuta. Na sequência, será realizada avaliação audiológica básica e avaliação do processamento auditivo. Após a realização da avaliação, será fornecido um relatório detalhando os resultados, a interpretação dos resultados e as recomendações clínicas. Para agendar uma consulta, link na bio.